...

Campina Grande - PB

USF Ilha do Bispo realiza atividades de promoção à saúde do homem em JP

19/11/2016

Dentro da programação de atividades alusivas à campanha do Novembro Azul a Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha do Bispo I e II realizou na manhã desta sexta-feira (18) diversas atividades para a promoção à saúde do homem.

A ação teve como objetivo orientar a população masculina sobre a importância do cuidado integral com a saúde além de alertar sobre o câncer de próstata.

Durante a atividade foram realizados serviços de aferição de pressão arterial, vacinação, testes rápidos para DSTs, orientações em saúde bucal com palestra sobre câncer de boca, atendimento clínico odontológico, atendimento médico com clínico geral, além do exame do toque e exame de PSA e encaminhamento para outras consultas e exames.

Paulo Davi, 44 anos, resolveu aproveitar a ação para verificar como anda a saúde. Para ele, ações como do Novembro Azul são fundamentais.

‘Eu não tenho o costume de ir sempre ao médico e fazer exames, mas esse Novembro Azul incentiva a pessoa a procurar mais esse cuidado, pretendo ficar me cuidado mais de agora em diante e sempre participar dessas ações quando tiver”, comenta o laqueador.

saude

foto: Secom/JP

Para a apoiadora da unidade, Gilvanza Dantas, o Novembro Azul é importante porque faz com que os homens procurem as unidades de saúde para avaliação médica.

“Os homens só vem à unidade quando realmente precisam, mas no mês de novembro eles aparecem muito mais, criam uma consciência maior sobre a importância do cuidado para prevenção que é tão fundamental e importante quanto o cuidado para a cura”, destaca Gilvanza.

A campanha do Novembro Azul segue até o dia 30 desse mês, com ações sendo realizadas nas Unidades de Saúde da Família, inclusive no turno da noite para facilitar o acesso dos usuários que trabalham durante o dia, além de atividades nas Academias de Saúde da Família, no Projeto João Pessoa Vida Saudável, nos Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), hospitais da rede municipal, e outras secretarias.

FONTE: Secom/JP

Veja também

Comentários