...

Campina Grande - PB

Urologista ministra palestra no TCE sobre prevenção ao câncer de próstata

27/11/2016

Servidores do Tribunal de Contas da Paraíba ouviram com atenção, interagindo com observações e perguntas, as orientações e explicações sobre prevenção e formas de tratamento do câncer de próstata prestadas, na manhã da última sexta-feira (25), pelo renomado urologista Marcelo Sarmento. À convite do TCE, ele fez a palestra de encerramento da “Semana da Saúde do Homem”, dentro da programação do Novembro Azul.

Ao enaltecer o preparo e credibilidade do palestrante em sua especialidade, o presidente em exercício do tribunal, conselheiro André Carlo Torres, destacou tratar-se de mais uma oportunidade proporcionada pelo tribunal no sentido de contribuir para que seus servidores adotem práticas de vida saudáveis, cuidem bem da saúde e conquistem melhor qualidade de vida.

Durante sua exposição, feita em tom informal e simples, além de ancorada por uso de imagens, o médico Marcelo Sarmento mostrou como é a próstata, sua localização e função no organismo, os mitos e verdades em relação ao seu crescimento, cuidados preventivos necessários contra o câncer e, quando diagnosticada, as formas de tratamento da doença.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Ele defendeu a ida mais cedo ao especialista – entre os 40 e 45 anos-, e não a partir dos 50, e insistiu com os presentes que, com a evolução do conhecimento e da sociedade, não faz mais sentido qualquer tipo de reação ou preconceito à realização do exame de toque retal.

“É um exame simples e rápido”, assegurou.

E que, segundo explicou, embora seja essencial, não diminui a importância de outras formas de avaliação, como PSA e ultrasonografia.

A exemplo da mobilização no ‘Outubro Rosa’, destinada a estimular as mulheres a realizar exames preventivos do câncer de mama, o ‘Novembro Azul’ foi instituído para incentivar os homens a fazerem a prevenção do câncer de próstata.

O tribunal aderiu a ambos e, por meio de seu Serviço Médico, organizou atividades de conscientização junto ao seu quadro de servidores e os encerrou com palestras de especialistas convidados.

FONTE: TCE

Veja também

Comentários