...

Campina Grande - PB

Sete lojas foram autuadas pelo Inmetro na Paraíba por vender produtos falsificados

18/10/2016

O gerente do núcleo de verificação de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Iremar Vilarim, informou que no período de vendas do Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro deste ano, sete lojas na Paraíba foram autuadas por vender produtos falsificados.

– Nós fiscalizamos algumas lojas em João Pessoa e Campina Grande. Em João Pessoa, notificamos três estabelecimentos e quatro em Campina Grande. Tem que constar nesses brinquedos o selo e certificado do Inmetro, informações todas em português, o CNPJ, faixa etária, país de origem e a composição desse produto para que seja seguro e não venha causar nenhum dano à criança – explicou.

Iremar disse que acontece de consumidores comprarem produtos com selo do Inmetro, mas são falsos. Ele esclareceu que a mercadoria é removida da loja e que o estabelecimento pode apresentar, em 10 dias, nota da mercadoria.

Se for apresentada a nota fiscal pela empresa, o fabricante será responsável pela infração. Porém, se não for apresentada a nota, o estabelecimento será responsável. A multa varia de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão.

O gerente do Inmetro acredita que a falsificação do selo não é realizada na Paraíba. Segundo ele, os lojistas não têm conhecimento que cada selo tem um código e muitas vezes são trocados.

– Ele (o empresário) tem que ver a origem, principalmente, esses produtos que vêm da China – concluiu.

*As informações foram veiculadas na Rádio Campina FM.

FONTE: Da Redação*

Veja também

Comentários