...

Campina Grande - PB

Seduc divulga calendário de matrículas para 2017 da rede municipal

19/11/2016

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

A Secretaria de Educação do Município (Seduc) apresentou nesta sexta-feira (18), aos gestores das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, o cronograma de matrículas para o ano letivo de 2017.

Conforme o calendário elaborado pela Seduc, o processo será iniciado pela renovação da matrícula dos alunos veteranos, que ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (21) e se estenderá até o dia dois de dezembro.

Já a matrícula para alunos novatos será realizada entre os dias 09 e 27 de janeiro. São oferecidas vagas da Creche aos anos finais do Ensino Fundamental e para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante a reunião, realizada no auditório do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), os gestores receberam da equipe pedagógica da Seduc um documento com as orientações técnicas referentes ao processo de matrícula.

Além de divulgar o cronograma, a secretária de Educação, Iolanda Barbosa, aproveitou o encontro para anunciar que a Seduc já recebeu oito pedidos de matrícula para bebês com microcefalia nas creches com berçário da Rede Municipal.

 O interesse pelas vagas, já garantidas pela Seduc desde o primeiro semestre do ano, foi confirmado pelas mães de alguns bebês de Campina Grande durante a entrega de kits para estimulação sensorial de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus, realizada ontem em Campina Grande.

“Campina Grande está fazendo história com o acolhimento dessas crianças. Mais do que recebidas, elas serão acolhidas por profissionais que estão se preparando para recebe-las”, destacou a consultora do Unicef, Maria de Lourdes Magalhães, que também participou da reunião de hoje.

Já a secretária Iolanda Barbosa destacou o processo de formação que vem sendo realizado desde julho com os professores dos berçários, para que eles possam acolher as crianças de forma adequada. Ela também garantiu que as creches onde as matrículas forem realizadas contarão com a presença de cuidadores e o apoio da Seduc.

Ao falar sobre as matrículas para 2017, Iolanda mencionou o fortalecimento do processo que vem ocorrendo desde o início da atual gestão, pontuando que o ato é o primeiro passo para garantir o acesso, a permanência e a progressão escolar das crianças e adolescentes.

 PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA

No caso dos educandos veteranos, a matrícula é renovada de forma automática, através do sistema informatizado da Seduc, disponível para todas as unidades de ensino. Para que essa renovação seja efetivada, é indispensável que os pais ou responsáveis pelos alunos compareçam à escola para assinar o documento de renovação.

Já para a matrícula de novatos, os responsáveis ou os próprios alunos (no caso do EJA) deverão comparecer à unidade de ensino portando duas fotos 3×4 e cópias dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento/ Casamento; atestado ou carteira de vacinação atualizado(a); comprovante de Guarda ou Tutela (se for o caso); comprovante de residência; transferência ou declaração, válida por 30 dias, emitida pela escola de origem; cartão do SUS; cartão do Bolsa Família; número do NIS (para crianças de 0 a 48 meses); Carteira de Identidade e CPF do aluno.

FONTE: Codecom/CG

Veja também

Comentários