...

Campina Grande - PB

Secretaria de Saúde de CG lança campanha Outubro Rosa

06/10/2016 às 18:10

Fonte: Da Redação com Codecom/CG

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande lançará oficialmente a campanha Outubro Rosa na manhã da sexta-feira, 7.

A programação será aberta com um café da manhã e atividades físicas, por meio do programa Mexe Campina, com o público-alvo da campanha que são as mulheres acima dos 40 anos de idade.

O lançamento acontecerá a partir das 8h no Parque da Liberdade.

De acordo com a coordenação do Outubro Rosa, a programação este ano se concentrará nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Cada UBS terá o “Dia Rosa” com atividades, palestras, conscientização, exame da mama, exame citológico para detecção de câncer de colo de útero e encaminhamento para mamografia”, disse a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Alane Tavares.

Durante todo este mês as unidades farão marcações para o exame da mamografia. De acordo com a madrinha da campanha Outubro Rosa, a primeira dama Micheline Rodrigues, a ideia neste ano é priorizar o exame para as mulheres que têm idades entre 50 e 69 anos e que nunca fizeram nenhum exame.

Foto: Codecom/PB

Foto: Codecom/PB

“Essa faixa etária é uma das mais delicadas e vulneráveis. Por isso, vamos fazer a busca ativa desse grupo para realizar testes e exames”, disse. Campina Grande, de acordo com o último Censo, possui mais de 40 mil mulheres entre 50 e 69 anos.

 Os exames serão realizados no Hospital Municipal Pedro I. A unidade foi municipalizada em 2013 e dois novos mamógrafos foram adquiridos, possibilitando o aumento no número de mamografias.

Por dia são realizados até 50 exames. Somente no primeiro semestre deste ano foram 9.744 mamografias, 1.175 a mais que no mesmo período de 2015.

 No dia 22 de outubro será realizada a tradicional caminhada do Outubro Rosa, com café da manhã, exercícios físicos, sorteio de brindes, serviços de beleza, consultas com mastologista, aferição da pressão arterial e glicose, além de um show com música ao vivo.

A concentração com os serviços será a partir das 7h, no Parque do Povo, e a caminhada seguirá até o Museu do Algodão, na Estação Velha.

O evento é realizado em parceria com o Instituto Avon, Clínica Doutor Wanderley, Facisa e a ONG Mulheres de Peito.

Veja também

Comentários