...

Campina Grande - PB

Projeto “Nas Trilhas dos Potiguaras” ganha destaque na imprensa nacional

10/10/2016 às 15:53

Fonte: Da Redação com Secom/PB

O projeto Nas Trilhas dos Potiguaras, criado pelo Governo do Estado para desenvolver o turismo sustentável no Litoral Norte paraibano, vem obtendo repercussão na imprensa nacional.

O programa Domingo Espetacular, da Rede Record, exibiu nesse domingo (9) a segunda reportagem sobre o projeto, enfocando, entre outros assuntos, uma aula de Tupi na Aldeia Indígena de Baía da Traição, os surfistas de Barra de Camaratuba e uma corrida de canoa em Marcação .

Nas Trilhas dos Potiguaras foi criado há pouco mais de seis meses com o objetivo de desenvolver, de forma sustentável, a economia e o turismo em 31 comunidades do Litoral Norte.

Para isso, toda a infraestrutura foi montada pelo Governo do Estado, como a construção de vias de acesso de Forte Velho e Barra de Camaratuba pela BR-101. Ao todo, com Baía da Traição e Lucena, são quatro vias de acesso.

Para o secretário executivo de Turismo, Ivan Burity, o caráter inovador do projeto é um dos motivos que têm atraído o interesse da imprensa nacional.

“É um projeto com uma base comunitária muito forte, com respeito ao meio ambiente, às tradições desse local importantíssimo para a história do Brasil, com respeito às pessoas dessas comunidades”, disse.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Ivan Burity destacou ainda que outras ações têm sido adotadas pelo Governo do Estado para a solidez do projeto Nas Trilhas dos Potiguaras.

“O governador Ricardo Coutinho desenvolveu toda a base para o sucesso desse empreendimento. Em parcerias com órgãos, a exemplo do Sebrae, qualificou a mão-de-obra local, com cursos de Excelência no Atendimento, Venda de Artesanato na Web, entre outros”, disse.

“Não tenho dúvidas de que o turista que chega ao Litoral Norte do Estado vai encontrar, além das belezas naturais, da história, um atendimento que o convida a voltar”, prosseguiu.

Atrações – Uma das grandes atrações do Litoral Norte paraibano é a sustentabilidade.

Dos 66 quilômetros, que vão do Município de Lucena até a Barra do Rio Guandu, na fronteira com o Rio Grande do Norte, 32 quilômetros estão dentro de áreas de proteção ambiental (APAs).

“De forma inequívoca, o projeto Nas Trilhas dos Potiguaras mostra que é possível conciliar desenvolvimento com respeito à natureza”, pontuou Ivan Burity.

As diferentes unidades de conservação resguardam verdadeiros patrimônios da natureza, que em outras partes do país já sofreram um irreversível processo de devastação.

As áreas de proteção ambiental do Litoral Norte do Estado são remanescências da Mata Atlântica e ecossistemas que ajudam a preservar a natureza do lugar.

Veja também

Comentários