...

Campina Grande - PB

Professores paraibanos participam de encerramento do Programa Gira Mundo Finlândia

25/11/2016

Os 20 professores da rede estadual selecionados no programa Gira Mundo Finlândia participaram, nesta sexta-feira (25), da cerimônia de encerramento da parte finlandesa do programa que ocorre no Castelo Medieval de Häme, na cidade de Hämeenlinna, na região sul do país.

O evento contou com as presenças de professores e gestores da Häme University of Applied Sciences (HAMK), parceira do Governo da Paraíba na capacitação.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Para o professor de Química Gilmar Feliciano, um dos selecionados no programa, “em um período de 60 dias, 20 estranhos passaram a conviver intensamente, unidos por um forte elo: Transformar a educação de nossas escolas. Esse elo nos fez aprimorar aqui nossas práticas de sala de aula, nossa visão acerca de abordagens metodológicas, acerca de um novo currículo a ser desenhado para o aluno”, contou.

“Voltaremos à Paraíba como agentes de mudança, os pioneiros que contribuirão para a ascensão do sistema de ensino público de nosso estado. Aqui pudemos viver o que, outrora, no Brasil chamávamos de sonho: Uma educação igualitária, de qualidade e pública e vamos multiplicar esse aprendizado para envolver mais professores da nossa rede. Isto representa um grande avanço para a nossa educação”, ressaltou o professor.

Segundo a professora Camila Marinho, que leciona na cidade de Sumé (Cariri paraibano), o Gira Mundo Finlândia foi uma grande oportunidade para “nós professores da Paraíba de vermos na prática, como funciona um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Foram dois meses de muitos estudos no qual desenvolvemos competências que nos auxiliarão no nosso processo de ensino e aprendizagem”, explicou.

A programação contou com a apresentação de um breve histórico da cidade de Hämeenlinna e do Castelo de Häme, de pronunciamentos da diretora da Faculdade de Educação para Professores do Ensino Profissional, Seija Mahlamäki-Kultanen, dos professores participantes do programa GMF e da professora tutora Essi Ryymin.

Após o almoço e uma sessão de fotografias, a cerimônia foi encerrada por Maaret Viskari, coordenadora do programa na Finlândia.

A ação representa o encerramento do ciclo de imersão dos professores do estado da Paraíba no sistema educacional finlandês.

A partir desta sexta-feira, os professores começam a retornar ao Brasil para aplicação do seu projeto de desenvolvimento, a fim de colocar em prática o aprendizado adquirido na Finlândia contextualizado à realidade de suas escolas na Paraíba.

FONTE: Secom/PB

Veja também

Comentários