...

Campina Grande - PB

Prevenção e tratamento de combate ao câncer

08/10/2016 às 16:50

Fonte: Da Redação

A médica mastologista e também voluntária da ONG Mulheres de Peito, Drª Maria do Carmo Dias da Costa, falou em entrevista para a rádio Caturité sobre o Outubro Rosa.

A ONG da qual ela faz parte está há um ano no Curimataú Paraibano e há cinco meses em Campina Grande.

– O Outubro Rosa é o mês internacional da conscientização de detecção e tratamento do câncer de mama. São palestras e eventos para que a mulher tenha consciência do auto-conhecimento através do auto exame, já que duas em cada três mulheres conseguem detectar o câncer através de nódulos – contou a médica.

A mastologista falou que os trabalhos deste mês são intensificados, mas que o intuito do trabalho é contínuo, especialmente para as mulheres mais carentes, que é um público onde os tratamentos não costumam chegar.

A ONG ”Mulheres de Peito” é voltada para mulheres menos beneficiadas que possuem diagnósticos confirmados ou sob suspeita de câncer. Elas então são encaminhadas para a produção de uma ficha social que comprove sua baixa renda, e assim se iniciam os tratamentos adequados.

A FACISA, A Clínica Dr Wanderley, o Instituto Avon e grupos de marketing estão agindo voluntariamente como parcerias que tem dado suporte para o projeto da ONG ter o devido seguimento.

De acordo com a médica Maria do Carmo, o câncer de mama atualmente é a doença que mais mata mulheres e a prevenção deve ser primária. O modo de vida e a idade inferem diretamente nas causas.

A mastologista recomendou que as mulheres comecem a fazer exames a partir dos quarenta anos e se caso apresentem quaisquer irregularidades corporais devem procurar um médico. Ainda disse que é importante a realização do autoexame para um diagnóstico precoce, aumentando assim as possibilidades de tratamento.

Veja também

Comentários