Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quarta-feira, 18/01/2017

Veneziano: Zé não manda mais

´In loco´

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, vai estar às 11 horas de hoje na cidade de Monteiro para inspecionar a evolução dos trabalhos da transposição.

No carnaval

Técnicos do Ministério informaram ao procurador Francisco Sagres, do Ministério Público do Estado, que águas estarão em Monteiro no dia 28 de fevereiro.

Retomada

Após um recesso de duas semanas, o Sintab retoma hoje, na Praça da Bandeira (Centro), a coleta de assinaturas para respaldar a ação popular contra a implantação do 13º salário para os vereadores campinenses.

Parcial

Até a suspensão da coleta, aproximadamente 31 mil subscrições já tinham sido recolhidas.

Situando

Pelo menos três ações vão tramitar no Judiciário acerca do tema, propostas pela OAB-CG, Sintab e o sindicalista Napoleão Maracajá.

Balas…

Jairo Oliveira, presidente da subseção da OAB em Campina: “(os vereadores) Não têm a coragem de enfrentar o povo. Eu até tinha desafiado a todos para que colocassem uma barraca no centro da cidade e colhessem assinaturas em defesa do aumento do salário e da concessão do 13º. Eu duvido que eles façam. E não fazem por uma razão: por covardia, por mais uma vez enganarem o povo”.

… Trocadas

Rodrigo Ramos (vereador e advogado): “Declarações irrazoáveis (…) De forma gratuita e a serviço de um ex-vereador (Napoleão) agrediu, de forma gratuita, e ´fora dos autos´, os vereadores campinenses”.

´Deu na Folha´

Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira quer criar um fórum permanente de juízes de execução criminal para abastecer o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com sugestões.

Candidatíssimo

O professor Fábio Maia, secretário executivo de Planejamento do Estado, já tomou a decisão de concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 2018.

Presumivelmente, recebeu o aval do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Padrinho

O vereador Pimentel Filho (PSD) disse ontem que vai depender principalmente do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) a sua candidatura a deputado estadual em 2018.

Com o sucessor

Em entrevista ao jornalista Gerson Camarotti, da Globonews, o presidente Michel Temer deu um aviso ´indigesto´ ao funcionalismo federal do Executivo: “Aumento novo só em 2019”.

AMDE

Ao que tudo sinaliza, o vereador Nelson Gomes Filho (PSDB) deverá assumir a Agência Municipal de Desenvolvimento, em Campina.

Despedida

Henrique Kirilauskas, superintendente da TV Tambaú e da Rádio Nova Tambaú FM, em João Pessoa, informou ontem aos profissionais da empresa o seu desligamento.

Unilateral

Segundo ele, foi uma decisão foi pessoal e planejada.

“Na verdade tomei uma decisão difícil, mas uma decisão profissional de subir, de seguir novos caminhos”, observou.

Estranho

Henrique, no final de semana passado (festival da cerveja), comentava com interlocutores os seus projetos para a TV.

Renúncia

Ele deverá deixar a presidência da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão da Paraíba.

Sucessora

Provavelmente, será sucedido pela administradora da Rádio Caturité (CG) e vice-presidente da Asserp, Maria Lúcia Duarte.

Muxoxo

O PSDC está – digamos – indócil com o prefeito Luciano Cartaxo (PSD-JP), devido ao não aproveitamento de filiados em sua equipe no novo mandato.

Ao largo

“Não fomos contemplados”, lamentou o vereador João Corujinha, que também é o presidente estadual do partido.

´Dentro de casa´

Por sinal, a insatisfação se manifesta no PSD: “Estou me sentindo excluída”, proclamou a vereadora Raíssa Lacerda, que até o ano passado presidia o partido na Capital.

O detalhe

Seis dos 17 vereadores da base governista em João Pessoa exteriorizam queixas do prefeito/quase candidato a governador.

Superlotação

O Presídio Raymundo Asfora (Serrotão), em Campina, amanheceu ontem com 1.009 detentos. Ele foi planejado para abrigar 300.

Triagem

Em entrevista ontem à Rádio Caturité, o diretor da unidade carcerária, Delmiro Nóbrega, admitiu a “dificuldade de acompanhamento da evolução processual” dos detentos.

E observou que um ´mutirão´ revisional seria muito oportuno.

Sem pessoal

Comedidamente, o diretor enfatizou que “a proporção de agentes penitenciários” para a quantidade de presos “não está a ideal”.

“Precisamos de um reforço”, emendou.

´Jeitinho´

Essa baixa na quantidade de agentes está sendo contornada (ou amenizada) com “serviço extra”, ou seja, dobra de escalas.

Olímpicos

A preocupação especial da direção do ´Serrotão´ é com o chamado ´arremesso´ de produtos para dentro do presídio, através de uma rua lateral.

“É a nossa parte mais vulnerável”, revelou.

Haja músculos

Os números respaldam as suas palavras.

No ano passado, os agentes coibiram o ingresso no presídio de 542 celulares, 72 quilos de maconha e 1 kg de cocaína

Se…

Nós vivêssemos num Estado em que os entes federados somam esforços em prol do bem comum, prefeitura e Estado já teriam se unido para desviar o traçado da referida rua, que é a porta de entrada para o bairro do Mutirão.

Olha a frase

“Na minha Secretaria, todas as pessoas trabalham. E trabalham muito!”

Secretário de Serviços Urbanos de Campina, Geraldo Nobre.

É de se…

… Perguntar: Nas outras Pastas a situação é diferente?

Punição

O tesoureiro do PMDB/PB, Antonio de Sousa, disse ontem na ´Campina FM´ que se as hostilidades ao senador José Maranhão, presidente do partido, não cessarem a partir da reunião do diretório estadual, nesta sexta-feira, o Conselho de Ética será acionado contra o senador Raimundo Lira e sua ´neoturma´.

´Reinado´ decadente

O deputado Veneziano foi incisivo, ontem, na ´Panorâmica FM´, ao se reportar a José Maranhão: “Existe a opinião, claramente minoritária, do senador Zé Maranhão. Ele é minoria do PMDB. O desligamento (referindo-se à aliança com o PSB) foi anunciado por ele, em 2016, sem que nós pudéssemos ser ouvidos. É importante a opinião do presidente Maranhão? Sim. Do tesoureiro Antônio de Souza e do deputado federal e vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior? Sim. Mas eles são minoria – pontuou.

Tem ´super secretário´ novo na PMCG...