Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

segunda-feira, 16/01/2017

A ´carta na manga´ de Temer

Olha a fila!

Uma fila de candidatos a delatores aguarda a oficialização dos acordos de delação premiada e leniência fechados entre a Odebrecht e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato.

A lista de candidatos a delator que já iniciaram conversas com advogados reúne o ex-diretor da Petrobrás Renato Duque, o marqueteiro do PT João Santana, o lobista Adir Assad, executivos das empreiteiras Mendes Júnior, Galvão Engenharia, Delta e EIT, informa o jornal O Estado de São Paulo.

Mais combustível

Na edição do final de semana, a revista Veja informa que aproximadamente 40 executivos da empreiteira Camargo Corrêa deverão refazer depoimentos prestados e/ou aderir à delação premiada, o que apimenta ainda mais a expectativa para o término das férias no Supremo Tribunal Federal.

O detalhe

Conforme Veja, essas novas delações deverão envolver cerca de 200 políticos e agentes públicos.

Tensão

Quem acompanha a rotina da Secretaria de Ação Social da prefeitura campinense tem ficado impressionado com o nível de preocupação da secretária Eva Gouveia diante do ´freio de arrumação´ na contratação de prestadores de serviço.

Aumento…

O Diário Oficial do Estado publicou a convocação para uma audiência pública no dia 1º de fevereiro, na sede da PBGÁS, em João Pessoa.

… A caminho

A pauta é a proposta de reajuste no preço do gás natural canalizado na Paraíba, serviço a cargo da estatal.

Quase empate

O açude de Castanhão, que abastece a capital cearense Fortaleza, atingiu na última semana a cota de apenas 5% de acumulação d´água.

Vive o ´drama´ que o açude de Boqueirão provoca entre os campinenses.

Da boca de …

“… A questão do Judiciário é sentenciar. Sentenciando, pode haver prisão. O que vai acontecer depois da prisão já é um problema do Executivo…” (Flávio Pascarelli, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas).

Nada é por acaso

O País tem atualmente um déficit de 250 mil vagas no sistema penitenciário.

Entre 2007 e 2016 foram criadas apenas 16.534 vagas.

De volta

Após o período de férias, volto a apresentar hoje o programa ´Campina Grande Notícia´, ao meio dia, na Rádio Campina FM.

Bilionária

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular divulgou que entre janeiro e novembro do ano passado (últimos dados disponíveis) foram recolhidos em ICMS do segmento R$ 26 bilhões e 200 milhões.

 

Da boca de…

“… O consumidor é o ´coitadinho´. Ora, todo mundo sabe que um produto só tem aceitação pelo número proporcional que aumenta de consumidores. No momento em que o país começou a entender que não deveria punir o consumidor, aumentou ainda mais o número de consumidores e fortaleceu o tráfico…” (major Gilberto Felipe, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, com sede Campina Grande, sobre o submundo das drogas).

´Lei do Silêncio´

As emissoras de rádio vinculadas à Asserp (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão da Paraíba) decidiram suspender, conjuntamente, a transmissão do programa radiofônico semanal do governador, devido ao atraso nos pagamentos.

O detalhe

As entrevistas com autoridades estaduais também estão sendo evitadas.

Biometria…

Uma reportagem publicada no final de semana pelo jornal Folha de São Paulo mostra que é possível copiar as impressões digitais de uma pessoa a partir de foto postada numa rede social, na qual fique nítida a parte inferior dos dedos – tipo a famosa expressão ´V´ da vitória.

… Ameaçada

Conforme o Instituto Nacional de Informática do Japão, isso é possível graças à crescente sofisticação e qualidade das câmeras instaladas nos celulares.

Recordação

Ao comentar o alinhamento de vários parlamentares do partido com o governo estadual, o vice-prefeito pessoense Manoel Júnior recordou “as humilhações que o PMDB passou na condição de apoiador da eleição de Ricardo”.

Separação

“Se houve um insucesso no PMDB de Campina Grande, o de João Pessoa não tem culpa por isso. Na verdade, se há um único culpado é o próprio governador, que tirou a base de sustentação do candidato a prefeito Veneziano Vital do Rego”, enfatizou o vice.

Fatia

Dados da Secretaria do Tesouro Nacional – relativos a 2015 (os dados de 2016 ainda não estão disponíveis) revelam que a Paraíba destinou aos inativos 18,44% dos gastos com a folha de pessoal.

´Nome na cartola´

Na edição do final de semana, o jornal Valor Econômico (SP) noticiou que o presidente Temer tem se envolvido, cada vez mais, para viabilizar juridicamente a reeleição do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Mas, se houver qualquer insucesso no plano judicial, o nome de sua preferência para o cargo é o do paraibano Aguinaldo Ribeiro, atual líder do Partido Progressista.

O que anda articulando Lucélio Cartaxo?...