...

Campina Grande - PB

Novo acelerador de radioterapia linear vai dobrar capacidade de atendimento na FAP

25/11/2016

Pacientes que fazem tratamento contra o câncer pelo SUS em Campina Grande terão um novo aliado no tratamento da doença.

A partir da próxima semana o Hospital da FAP passará a contar com um novo acelerador linear para realização de sessões de radioterapia.

A entrega do equipamento será na manhã dessa segunda-feira, às 10h, na unidade de radioterapia da FAP.

A solenidade contará com a participação dos ministros de Estado Ricardo Barros e Osmar Terra, Saúde e Desenvolvimento Social e Agrário, respectivamente.

O acelerador linear foi adquirido pelo Governo Federal, através do programa de expansão do tratamento do câncer, iniciado em 2012.

Foto: Secom/PB

Foto: Codecom/CG

O aparelho será o primeiro a entrar em funcionamento no país de um total de 80 equipamentos comprados pelo Ministério da Saúde no âmbito do programa.

O investimento na compra da máquina e na construção da unidade onde o acelerador irá funcionar ultrapassa os R$ 9 milhões.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Luzia Pinto, com o novo acelerador o município vai poder duplicar o número de atendimentos realizados no setor de radioterapia, diminuindo o tempo de espera pelo tratamento.

O Hospital da FAP é referência para Campina Grande e outras 165 cidades paraibanas no tratamento oncológico. Destes, 146 municípios são referenciados para radioterapia.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, somente neste ano já foram realizados mais de 62 mil atendimentos de radioterapia na rede pública municipal de saúde.

Desse total, 40% dos procedimentos foram realizados para pacientes residentes de Campina Grande e os demais (60%) para usuários das outras cidades referenciadas.

FONTE: Da Redação com Codecom/CG

Veja também

Comentários