...

Campina Grande - PB

MP diz que banco de dados do TCE-PB foi essencial para realização do Hackfest

11/10/2016 às 12:38

Fonte: Da Redação com Ascom

“O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba foi essencial para a realização do Hackfest. Sem o TCE não seria possível a realização do evento”, declarou o promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MP-PB), Octávio Paulo Neto, em entrevista, na última sexta-feira (07), reconhecendo a importância do Tribunal de Contas da Paraíba para a realização do ‘Hackfest Contra Corrupção’. O evento aconteceu durante o último final de semana em João Pessoa.

Para o promotor Octávio Paulo Neto, o TCE-PB, ao longo do tempo, tem se mostrado inovador em criar o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) e se tornado conhecido nacionalmente como maior banco de dados abertos no Estado da Paraíba.

O evento reuniu 60 estudantes dos cursos de Ciência da Computação e áreas afins, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além e desenvolver projetos de aplicativos de controle social. Durante a maratona de programação, eles contaram com o suporte das ferramentas do TCE, a exemplo do Sagres, IDGPB e o GeoPB.

octavio-paulo-neto

foto: ascom

Durante o evento foram formadas equipes que apresentaram propostas de oito aplicativos. A maioria dos escolhidos conta com suporte de dados do TCE-PB. O aplicativo que vai monitorar obras públicas paradas, criado com dados do Sistema de Georreferenciamento de Obras (GeoPB), ferramenta do TCE-PB, foi eleito como o mais criativo na segunda edição do “HackFest Contra Corrupção” .

O GeoPB serve à identificação e acompanhamento, inclusive por fotos de satélites, de obras realizadas, ou em realização, com recursos públicos, em todos os pontos do Estado.

Por solicitação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), foram indicados os servidores Matheus de Medeiros Lacerda, Willo Pinheiro e Weverton Lisboa, para representar o Tribunal de contas da Paraíba durante a maratona de conhecimento em banco de dados. Na sexta-feira (7), o chefe da Assessoria Técnica do TCE, Ed Wilson, entregou cópia dos dados do Sagres aos servidores.

O evento foi promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Veja também

Comentários