...

Campina Grande - PB

Metade dos servidores estaduais do País deverá se aposentar em até 10 anos

16/11/2016

Foto: Reprodução/Instituto Milenium

Foto: Reprodução/Instituto Milenium

Um trabalho produzido pelo economista Nelson Marconi, professor da Fundação Getúlio Vargas, dimensiona o tamanho do problema que aguarda as finanças públicas estaduais para a década que se aproxima, se é que o estampido não será estridente ainda para os atuais governadores.

Ao longo dos próximos 10 anos, 48% dos servidores estaduais hoje na ativa terão direito a pedir a aposentadoria. Serão 1,8 milhão de funcionários públicos.

“Pelas regras atuais, os sistemas previdenciários estaduais não vão suportar a conta e a crise, hoje concentrada em alguns Estados, vai se espalhar”, prognosticou Nelson, em entrevista ao ´Estadão´.

O economista Paulo Tafner, especialista em Previdência, sublinhou que o problema deriva de uma enxurrada de contratações que ocorreram em praticamente todas as esferas do setor público no final dos anos 80 e início dos anos 90, durante a redemocratização.

A Constituição de 1988 reforçou o processo, ao ampliar as obrigações de Estados e municípios nas áreas de educação, saúde e segurança, que dependem de muita mão de obra.

Pesa também – acrescentou o especialista – o fato de duas categorias, professores e policiais, cujas contrações estão concentradas nos Estados, terem direito a aposentadorias especiais.

A informação está publicada na coluna Aparte, do jornalista Arimatéa Souza.

Para ler a coluna inteira, acesse aqui:

http://paraibaonline.net.br/p_aparte/

FONTE: Da Redação com Ascom

Veja também

Comentários