...

Campina Grande - PB

João Pessoa em Ação é responsável por melhoria de 60% na qualidade do Rio Jaguaribe

19/11/2016

O trabalho permanente do programa João Pessoa em Ação tem provocado uma melhoria considerável na qualidade dos rios da capital. Um exemplo disso é o Rio Jaguaribe, onde já se constata um melhoramento de 60% após três anos de trabalho intenso e integrado, envolvendo as secretarias operacionais da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Sob a coordenação da Defesa Civil, as ações desenvolvidas no Rio Jaguaribe já beneficiaram diretamente mais de 1,1 mil famílias – algo em torno de 5,5 mil pessoas, moradoras de comunidades ribeirinhas. Através das ações de limpeza e desassoreamento do rio, essas comunidades deixaram de sofrer com as inundações que sempre ocorriam nos períodos chuvosos, além da proliferação de mosquitos e insetos.

O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, ressalta que embora ainda esteja poluído, já é possível encontrar vida nas águas do Jaguaribe. “Quando nós iniciamos esse trabalho, o rio estava praticamente morto, 90% dele estava sem vida em função do assoreamento”, afirma.

Com o João Pessoa em Ação, a capacidade de escoamento foi ampliada. “E isso faz com que boa parte das cargas oscilantes não fique parada, dando maior velocidade ao curso e melhorando a qualidade de vida do rio”, completou.

O diretor de Minimização de Desastre da Defesa Civil, Alberto Sabino, ressalta que ainda há uma grande concentração de lançamento de esgotos no rio, o que dificulta a sua recuperação. “Contudo, hoje o rio tem um alto poder de resiliência em função da eficiência do trabalho desenvolvido pela prefeitura de João Pessoa”, destaca.

rio-jaguaribe

foto: Secom/JP

Rio Jaguaribe – O Rio Jaguaribe nasce no viaduto Três Lagoas, cruza vários bairros da capital – a exemplo de Cruz das Armas e Cristo – e deságua no Rio Mandacaru. Ele tem aproximadamente 15 km de extensão e permeia oito comunidades da capital: Santa Clara e São Rafael (ambos no Castelo Branco); Tito Silva (Miramar); São José, Boa Esperança (Cristo), Chatuba (Manaíra), São Geraldo e Padre Hildom (Torre)

Implantado pela PMJP em 2013, o programa acontece todos os anos, com a finalidade de estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.

Além da Defesa Civil, integram a força-tarefa as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além da Guarda Municipal e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Ainda são parceiros da iniciativa o Corpo de Bombeiros, Energisa e Cagepa.

FONTE: Secom/JP

Veja também

Comentários