...

Campina Grande - PB

Ex-presidente de Cuba morre aos 90 anos

26/02/2016

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu aos 90 anos na noite desta sexta-feira. A morte foi confirmada pelo irmão do líder cubano e atual presidente do país, Raúl Castro.

O irmão de Fidel disse que informações sobre o funeral serão divulgadas nas próximas horas. O corpo do líder cubano será cremado, pois esse era o desejo de Fidel, de acordo com seu irmão.

Fidel Castro nasceu em 13 de agosto de 1926 no povoado cubano de Birán. Filho de um produtor de cana-de-açúcar que emigrou da Espanha e de uma cubana, ele conheceu, desde muito jovem, a pobreza e as condições adversas enfrentadas pelos trabalhadores rurais de seu país.

Havana- Cuba- 19/04/2016- Fidel Castro asiste a la Clausura del VII Congreso del Partido. Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate

Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate

No início dos anos 1950, o jovem Fidel se formou em direito na Universidade de Havana, onde começou a se interessar pela política. Três anos depois, em julho de 1953, liderou um levante contra Fulgencio Batista, ditador militar que governava Cuba desde 1934.

Fidel e outros 165 jovens promoveram um ataque frustrado aos quartéis de Moncada, em Santiago de Cuba. Essa foi sua primeira ação armada contra o governo cubano que era apoiado pelos EUA.

Depois do ataque, ele foi preso, julgado e condenado a 15 anos de prisão. Por ser advogado, escreveu sua autodefesa em que se encontra a famosa frase “a história me absolverá”. Fidel foi libertado após cumprir 22 meses de prisão por uma anistia geral decretada em 1955.

FONTE: Da Redação com R7

Veja também

Comentários