...

Campina Grande - PB

Dia Mundial de Combate à Aids: cerca de 800 pessoas são acompanhadas em Campina

01/12/2016

Em Campina Grande existem atualmente cerca de 800 pessoas infectadas pelo vírus HIV/Aids sendo tratadas e acompanhadas pelo serviço público municipal de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde fortaleceu a política de detecção da doença aumentando de 1200 testes rápidos de diagnóstico por ano para mais de 14 mil anualmente.

Com isso, aumentou o número de pessoas com a confirmação da doença. Em 2012 foram notificados 51 novos casos. Em 2014 foram 90 e este ano já são 61 novos casos.

Foto: Agência Brasil/ Arquivo

Foto: Agência Brasil/ Arquivo

“Estamos possibilitando o teste rápido para identificar o maior número de pessoas infectadas para que elas iniciem o tratamento e tenham um mais qualidade de vida”, explicou o coordenador de DSTs, Silvestre Maia.

O exame também pode ser feito no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que funciona no Centro de Saúde Francisco Pinto, no centro da cidade.

Em 2015 a Prefeitura Municipal de Campina Grande inaugurou a nova sede do Serviço de Assistência Especializado, que oferece assistência ambulatorial durante o período de melhora clínica de pacientes com HIV, aids e Hepatites Virais, além de acompanhamento psicológico e social.

No espaço também é realizada a distribuição de antirretrovirais e medicamentos de prevenção a doenças oportunistas.

Os usuários têm atendimento médico de cinco infectologistas, três assistentes sociais, dois psicólogos, além de enfermeiros.

Nesta quinta-feira, 1, se celebra o Dia Mundial de Combate à Aids e a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer testes rápidos nas unidades de saúde e um dia de atividades lúdicas para os pacientes do serviço de referência.

FONTE: Codecom/CG

Veja também

Comentários