...

Campina Grande - PB

Desembargador registra candidatura à presidência do TJPB

19/10/2016

O desembargador José Aurélio da Cruz foi o primeiro integrante da Corte estadual de Justiça a se inscrever para concorrer à Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, biênio 2017/2018.

O edital para inscrição foi publicado na última segunda-feira (17) no Diário da Justiça eletrônico, e os interessados em se candidatar para concorrer aos cargos da mesa diretora – presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça – têm 10 dias, a contar da publicação, para realizar a inscrição.

De acordo com a Resolução nº 04/2015 do TJPB, poderão concorrer, mediante inscrição prévia, todos os desembargadores do Tribunal de Justiça, eleitos pela maioria absoluta de seus membros, por votação secreta, para mandato de dois anos, proibida a reeleição.

Foto: Divulgação/ TJPB

Foto: Divulgação/ TJPB

Não poderá concorrer a qualquer um dos cargos o desembargador que já houver sido presidente; houver exercido quaisquer cargos de direção por quatro anos, consecutivos ou alternados ou for membro do Tribunal Regional Eleitoral.

Ainda conforme a Resolução, a escolha se dará em três escrutínios – um para cada cargo.

Caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos, haverá um segundo escrutínio, no qual concorrerão os dois candidatos mais votados, sendo eleito o mais votado. Em caso de empate, será vencedor o desembargador mais antigo.

Após o preenchimento dos órgãos diretivos, haverá também eleição para escolha do (a) presidente da Escola Superior da Magistratura e para ouvidor (a) geral do TJ.

FONTE: Da Redação com Ascom

Veja também

Comentários