...

Campina Grande - PB

Confira a coluna de Alexandre Moura: Nossa Representante

19/11/2016

alexandre-moura

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

O Presidente Michel Temer, nomeou recentemente, os membros do novo “CNCT-Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia”. Dentre os 27 membros titulares (13 ministros de Estado, oito produtores e usuários de tecnologia e seis representantes de entidades representativas dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia), integrantes do CNCT, que tem mandato até 2019, consta o nome da Profa. Dra. Francilene Procópio Garcia, Diretor Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Secretária Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado. Criado em 1996, o CCT é um órgão consultivo de assessoramento superior da Presidência da República “voltado para a formulação, implementação e avaliação, da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, como fonte e parte integrante de planos, metas e prioridades de desenvolvimento do país”. A Paraíba está muito bem representada no CNCT!

Universidade sem Professores e sem Livros

Matéria da BBC, sistema de comunicação da Inglaterra, destacou a criação do novo Campus da “Universidade 42”, instalado no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. A universidade, que existe desde 2013 em Paris – criada pelo milionário francês Xavier Niel – é “sui generis”. Não tem professores, nem livros e é gratuita (os alunos estudam sempre em grupos colaborativos e avaliam os trabalhos uns dos outros). A unidade americana está preparada para receber anualmente, “mil estudantes interessados em programação de computadores e desenvolvimento de software”. O objetivo do fundador da “Universidade 42” (cujo nome tem origem no livro de ficção cientifica, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams) é revolucionar a educação superior “como o Facebook fez com a comunicação na Internet e o Airbnb com os serviços de hotelaria”.

Para Economizar

Uma “Startup” (empresa iniciante) desenvolveu um “Portal” na Internet bem interessante. Denominado de “Melhor Escolha”, o site compara preços de serviços de acesso a Internet, os pacotes oferecidos pelas TVs por assinatura e os valores e serviços das operadoras de telefonia celular e fixa. Além disso, são disponibilizadas informações sobre o que é realmente oferecido por cada operadora destes serviços, facilitando a escolha do usuário. Segundo os criadores do portal “Melhor Escolha”, o objeto é comparar os preços e qual a vantagem de cada oferta e assim, “economizar até 63% a partir das informações levantadas”. Mais informações no endereço www.melhorescolha.com.

Incentivando a Formação de Mão de Obra em TI

O Governo Federal, através do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, disponibilizou um edital “para selecionar entidades da sociedade civil para participar da execução do Programa Brasil Mais TI”. O principal objetivo a ser alcançado, segundo técnicos do MCTI, é “ampliar a capacitação gratuita de jovens e adultos em Tecnologias da Informação por meio do ensino à distância disponível em plataforma web, gerando conhecimento e oportunidades no mercado de trabalho em todos os estados da federação”. São esperados mais 50 mil inscritos no programa, nos próximos seis meses. Atualmente (novembro de 2016), o Programa Brasil Mais TI, possui 240 mil usuários cadastrados e mais de 500 mil treinamentos em andamento, voltados para o desenvolvimento de habilidades necessárias às carreiras de desenvolvedores de software e serviços de TI.
_______________________________________________________________________________________

* Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

FONTE: Da Redação

Veja também

Comentários