...

Campina Grande - PB

Coluna de Evaldo Gonçalves: Campina: Sempre Grande

11/10/2016 às 10:44

Fonte: Da Redação

evaldo-goncalves

* Por Evaldo Gonçalves

Neste ano de 2016, Campina Grande festeja, de uma só vez, a magna data dos seus 152 anos de emancipação política, e meio século da presença, na sua História, do valoroso Clube dos Diretores Lojistas, o prestigioso CDL.

Dificilmente, dois acontecimentos lembram a realização de tantos sonhos realizados e superiores compromissos cumpridos. A Emancipação política de Campina foi uma conquista do trabalho e do sacrifício dos seus filhos, enquanto o CDL, fruto da luta de muitos, foi um instrumento poderoso para a sua consolidação econômica.

Campina tem suas origens no pioneirismo dos tropeiros audazes, que lhe imprimiram vocação econômica, construindo um Ponto de Encontro, responsável pela ligação do nordeste ao litoral, conferindo-lhe um viés comercial, de que jamais se afastou.

Sucedendo aos Tropeiros, os Lojistas de todas as vertentes, estabeleceram–se no Planalto da Borborema, e conquistou, por todo um esforço civilizatório, a condição de Cidade, e não foi difícil para Campina tornar-se uma Metrópole do Nordeste brasileiro.

Os 152 anos de Emancipação Política de Campina, e os 50 da ação benfazeja do CDL, são, e como são, vetores da grandeza do seu povo, e da cordialidade dos seus filhos, que sempre souberam acolher, e com carinho, todos quantos vieram se incorporar ao seu processo de desenvolvimento econômico-social.

Somos todos, novos Moisés, que abrimos, com fé e coragem, às paisagens adustas da Borborema,     e aqui cultivamos as sementes dos melhores sentimentos humanos, traduzidos em Trabalho, Fé, Cordialidade e Empreendedorismo.

Se nos registros oficiais há uma diferença nas datas entre a fundação de Campina, a Data de sua emancipação política, e o início das atividades institucionais do Clube dos Diretores Lojistas, tais anotações são importantes, sem dúvidas, todavia, o mais significativo, em toda essa trajetória de lutas e vitórias, é constatar, inelutavelmente, que Campina Grande, desde seus primórdios, foi sempre Grande.

*  Evaldo Gonçalves é da APL e do IHG

Veja também

Comentários