...

Campina Grande - PB

Clube da Pessoa Idosa promove o cuidado ao idoso portador de Alzheimer em JP

26/11/2016

O Clube da Pessoa Idosa, vinculado ao Instituto de Previdência do Município (IPM), mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realiza uma série de atividades para quem tem mais de 60 anos e mora na Capital.

Uma delas é a Oficina de Reeducação para Ativar a Mente de Pacientes Portadores de Alzheimer, que atende cerca de 20 idosos já diagnosticados com a doença ou que já apresentam algum tipo de perda de memória.

 A oficina acontece às quintas-feiras, às 14h. A turma conta sempre com o trabalho e monitoramento de uma psicóloga e uma enfermeira que desenvolvem atividades que visam estimular o convívio social, o raciocínio, a memória e cognição dos usuários por meio da prática da pintura, dinâmicas de grupo, montagem de quebra-cabeças, aplicação de jogos e fortalecimento do vínculo familiar.

De acordo com a psicóloga do Clube do Idoso, Maria Gorete da Silva Araújo, o trabalho com os idosos é importante não apenas para o acompanhamento do Alzheimer, mas também para o convívio social.

“O Alzheimer   não tem cura, mas existem meios de retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Fora isso, tirar o idoso de casa para que ele possa desenvolver um bom convívio social interagindo com outras pessoas é de extrema importância”, explicou.

idoso

foto: Secom/JP

Segundo a funcionária pública Ana Paula Holanda Costa Simões, filha de dona Maria José de Holanda Costa, de 79 anos e usuária do serviço, a mãe apresentou melhoras desde que começou a frequentar a oficina.

“Começamos a desconfiar que minha mãe tinha a doença há cerca dez anos, mas só começou a se agravar apenas há 2 anos. Ela adora vir pra cá. Percebemos que depois que começou a realizar as atividades da oficina tudo melhorou, seu raciocínio, sua fala e principalmente seu humor”, elogiou.

Outras atividades– No local são realizadas diversas atividades que estimulam tanto o bem-estar da saúde física como a mental e psicológica como natação, alongamento, hidroginástica, yoga, pilates, artesanato, teatro e coral, oficina da memória, aulas de informática, inglês, além de terem acesso a serviços de saúde, como fisioterapia, nutrição e psicoterapia.

Inscrições – Para frequentar o Clube, é necessário ter 60 anos, mas existem exceções, que são aqueles aposentados por invalidez. Depois de feito o cadastro, são escolhidas as atividades, que acontecem nos turnos manhã e tarde, de segunda à sexta.

Para realizar o cadastro no Clube da Pessoa Idosa, é necessário levar uma foto 3×4, RG, CPF, comprovante de residência e atestado cardiológico. Para participar das atividades na piscina, deve-se acrescentar o atestado dermatológico, citológico (para mulheres) e sumário de urina (para os homens).

O Clube da Pessoa Idosa está localizado na Rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, no bairro Altiplano, ao lado da Escola de Magistrados. Mais informações pelo telefone 3214-8188

FONTE: Secom/JP

Veja também

Comentários