...

Campina Grande - PB

Cagepa diz que PMCG não comprovou que água de Boqueirão provoca má formação de bebês

01/12/2016

Durante coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (01), o presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, afirmou que não recebeu a pesquisa  apresentada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande sobre a relação da água de Boqueirão e a má formação de bebês.

Segundo Marcus, ele teve acesso, apenas, a  um relatório de três páginas contendo dados sobre as cianobactérias encontradas no manancial.

Marcus afirmou durante entrevista que todo manancial tem cianotoxinas, mas que a Cagepa tem a responsabilidade de acompanhar semanalmente o nível delas no açude.

Ele apelou para que a população fique tranquila e disse que vai exigir da prefeitura a pesquisa.

marcus-vinicius1

Foto: Paraíbaonline

– O que nos chegou hoje pela manhã foi um relatório que fala apenas da cianobactérias, que a Cagepa já faz o acompanhamento semanalmente. Apresentei os dados das nossas análises. Como trabalhamos com pesquisas, estamos exigindo que a prefeitura traga a pesquisa completa para que tenhamos como referência não só para a Paraíba, mas para todo o Brasil. Em todos os mananciais do país existem cianobactérias, mas queremos tranquilizar a população e dizer que elas estão dentro do padrão – explicou.

O presidente comentou ainda que vê politização da crise hídrica por parte da prefeitura e lamentou a postura da Secretaria de Saúde.

– Desde 2013 nós acompanhamos a situação dos mananciais. Onde estava a prefeitura nessa época? Onde estava a secretária de Saúde? Nós entendemos que não é na crise que temos que aparecer – criticou.

As declarações repercutiram na Rádio Campina FM.

FONTE: Da Redação

Veja também

Comentários