...

Campina Grande - PB

Belém do Pará recebe procissões do 224º Círio de Nazaré

09/10/2016 às 8:23

Fonte: Agência Brasil

Na véspera da grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre um dos grandes momentos da festividade: a descida do Glória (foto). É neste momento que a lendária imagem original, aquela achada pelo caboclo Plácido à beira de um igarapé, desce de seu altar para ficar mais próxima dos fiéis. Isso acorre apenas duas vezes ao ano. Antes do grande momento da descida, os fiéis se reúnem na basílica para celebrar Nossa Senhora de Nazaré e fortalecer os laços com o catolicismo. Cânticos e mensagens de amor e solidariedade foram propagados pelos religiosos que estiveram no papel de conduzir a plateia de devotos. FOTO: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ DATA: 08.10.2016 BELÉM - PARÁ

Foto: Carlos Sodré / Ag. Pará

As ruas de Belém, no Pará, receberam neste sábado (8) o segundo dia de procissões do 224º Círio de Nazaré. O evento religioso ocorre na cidade e nas águas da baía do Guajará. A festa, que homenageia a padroeira do estado, Nossa Senhora de Nazaré, traz como tema “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”.

Na tarde deste sábado será realizado o ato denominado Trasladação, logo após missa às 17h, no Colégio Gentil Bittencourt, quando os fiéis se dirigem em procissão à Igreja da Sé, fazendo o mesmo trajeto da procissão do domingo, no sentido inverso.

É no domingo (9) que ocorre a festa mais tradicional do Pará, o Círio de Nazaré. A procissão terá início às 6h30, depois da tradicional missa, que começa às 5h, em frente à Catedral da Sé, na Cidade Velha. De lá, a Imagem da Virgem percorre cerca de 3.600 km, para chegar até a Praça Santuário de Nazaré.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, a festividade de Nazaré deste ano deve atrair cerca de 80 mil visitantes para o estado. Ao todo, 12 romarias oficiais fazem parte do evento religioso. As procissões começaram na sexta-feira (7) com o traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua e prosseguem até o Recírio, no dia 24 de outubro.

Veja também

Comentários