Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quarta-feira, 04/01/2017

Um paraibano na ´regra três´

Para ´bater o martelo´

Avançam as negociações acerca da venda do Estádio Presidente Vargas, do Treze Futebol Clube.

Algumas propostas já chegaram à direção do clube.

O ´xis´ da questão é como avançar nesse processo com transparência e com a consciência de que o ´PV´ é o grande (e único) patrimônio do Galo do Borborema.

Quinhão

Já existe até a cogitação de os sócios patrimoniais do clube terem direito a um percentual do produto final dessa transação.

Marcas do…

Começa a fazer parte do passado a postura oposicionista do vereador Lucas de Brito (PSL) na Câmara pessoense.

… Que se foi

“A realidade mudou. A oposição está consolidada, com nomes robustos, e a cidade não corre o risco de ficar sem esta bancada”, argumentou.

Aproximação

Lucas afirmou que “fui oposição independente e agora vou tentar, com uma melhor articulação junto ao governo, fazer um mandato com mais realizações, deixando a bancada de oposição, mas não a independência que sempre norteou minha atuação”.

O detalhe

Coincidência ou não, Rodrigo Clemente, irmão do vereador, foi nomeado para o cargo de procurador-adjunto da Prefeitura de João Pessoa.

Da boca de…

“… Não estarei fora dos palcos. A prioridade será a Prefeitura de Jardim de Seridó, mas a minha carreira vai caminhar paralelo ao trabalho de prefeito. Terei minhas noites e os finais de semanas livres para fazer meus shows. Não vejo nenhum prejuízo para a carreira de artista e nem para o cargo de prefeito…” (cantor Amazan, que assumiu no domingo uma prefeitura no RN).

Outra compra

Ao que se informa, a prefeitura campinense também está em vias de adquirir as antigas instalações do Colégio Cacildiva, no bairro da Liberdade (rua Minas Gerais).

Reconciliação

Os vereadores campinenses Alexandre do Sindicato (PHS) e Antonio Lula Cabral (PMB) se reuniram ontem, nas dependências da Câmara, no gabinete do primeiro.

Até trocaram sorrisos, quando a ´casualidade´ chegou ao  conhecimento de jornalistas.

Desmentido

Ambos negaram qualquer briga ou desentendimento no último domingo, como foi publicado nesta Coluna.

Mútuo interesse

Na maioria das vezes, a confrontação no mundo político dura o tamanho da conveniência recíproca.

Nada a reparar

APARTE não retira uma vírgula sequer do que noticiou acerca dos dois parlamentares.

Mas também não se sente na obrigação – nem no direito – de compelir os protagonistas citados à prática constante do culto à verdade.

Obediência

Na missa em Ação de Graças pela posse dos eleitos em outubro último em Campina Grande, o bispo diocesano Dom Manoel Delson conclamou (no domingo) os escolhidos pela população para que “cumpram o mandato de acordo com o que está na Constituição, e de acordo com a expectativa do povo nesse tempo de crise”.

“Façam o melhor que puderem nesse ano”, reforçou.

Em baixa

O bispo pontuou em sua pregação o “descrédito generalizado na politica, por tudo que acontece no País”.

Ouvir

Ele invocou a “inspiração divina para fazer o melhor pela cidade. Escutem os anseios do povo e vejam como o povo está sofrido nesse momento de crise. Façam o possível para que esse sofrimento seja amenizado, com politicas públicas”.

Fundamental

Dom Delson ressaltou adiante que “o mandato foi dado pelo povo para que os senhores estejam a serviço do povo. Nenhuma razão deve sobrepor a essa necessidade fundamental de servir ao povo”.

Muita…

A Procuradoria Geral da República cogita pedir a suspeição do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, nos casos relacionados à Operação Custo Brasil, que levou à prisão o ex-ministro do Planejamento e das Comunicações Paulo Bernardo.

… Proximidade

Conforme a PGR, existe uma “amizade íntima” mantida por Toffoli com o ex-ministro da Previdência Carlos Gabas, investigado na operação.

Da boca de…

“… Sou oposição, mas é preciso ter a capacidade de elogiar o prefeito Romero Rodrigues…” (Socorro Ramalho, dirigente do PT/CG, durante a instalação do Conselho da Cidade, dias atrás, ao avaliar a gestão municipal).

´Batismo´

Está prevista para hoje a 1ª audiência da vereadora Ivonete Ludgério (PSD), como presidente da Câmara, com o prefeito Romero Rodrigues.

Definição

Romero também deverá se reunir hoje com o vereador Nelson Gomes Filho (PSDB).

E decidir a sua participação no secretariado municipal.

Lucrou

Foi um bom negócio para o governador Ricardo Coutinho (PSB) a efetivação dos suplentes de deputado estadual Antonio Mineral (PSDB) e Jullys Roberto (PMDB) como titulares de mandato, formalizada ontem.

Situação

Ambos passam a integrar a base governista, apesar de as suas legendas estarem formalmente fazendo oposição ao governo.

Desfalques

Os ex-titulares (e agora prefeitos) Dinaldinho (PSDB-Patos) e José Aldemir (DEM – Cajazeiras) atuavam no bloco de oposição na AL.

Da boca de…

“… O sucesso do prefeito Luciano Cartaxo é também o sucesso do PSDB em João Pessoa…” (Ruy Carneiro, presidente estadual do partido).

Passa bem

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) foi cirurgiado ontem, em João Pessoa, devido a problemas renais.

Paraibano cai na graça de Temer

Se o atual presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) não conseguir respaldo jurídico para se candidatar novamente ao cargo (eleição dia 1º de fevereiro) – existe um impedimento legal à reeleição de presidentes no Legislativo na mesma legislatura -, o governo Temer deverá se mobilizar para eleger um parlamentar ´simpático´ às suas prioridades.

Os nomes ´alternativos´ cogitados são os seguintes: Heráclito Fortes (PSB-PI), Marcos Montes (PSD-MG), Antonio Imbassahy (PSDB-BA) e Aguinaldo Ribeiro.

 

Um ´rodo´ de exonerações na Câmara campinense...