Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sexta-feira, 06/01/2017

´Plano B´

Se liga aí

A edição do dia 30 de dezembro de 2016 do Diário Oficial da União publicou uma decisão do Ministério da Fazenda que reduziu em 50%, já a partir deste ano, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que incide sobre os refrigerantes e refrescos feitos à base de guaraná ou de açaí.

Outro percentual

No caso de refrigerantes feitos à base de outras frutas (limonada e laranjada, por exemplo), a redução é de 25%.

Resumo

Os preços desses produtos devem baixar imediatamente para o consumidor.

Quando fevereiro chegar

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o marqueteiro João Santana, na sua delação premiada, detalhará os pagamentos feitos por ele, com dinheiro da Odebrecht, de despesas com Dilma Rousseff.

Cabeleireiro, inclusive.

Agradecimento

A ebulição do noticiário político acabou impedindo de registrar e agradecer aos conselheiros da Furne – Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão –, que no último dia 19 de dezembro escolheram (à unanimidade) o meu nome para ser o novo vice-presidente da instituição, na chapa encabeçada pelo advogado Severino Brasil.

Avisa lá

Em recente entrevista, o deputado Veneziano afirmou que “só em abril de 2018 teremos a oportunidade” de decidir a saída do PMDB “ou se permaneceremos”.

Bisturi

O vereador Teles Albuquerque (PSC) está propondo que o recesso dos vereadores campinenses seja encurtado dos atuais 80 dias anuais para apenas 45.

Produtividade

“O recesso parlamentar é muito longo. A cidade precisa da gente demais. O vereador está ali (na Câmara) para apresentar uma solução. Temos que trabalhar mais, produzir mais”, justificou.

Ativá-lo

Teles também considera injustificável o não funcionamento do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

E promete propor no Legislativo uma reformulação completa para o citado Conselho.

Arrocho

A Procuradoria da Fazenda Nacional está fechando um convênio com a Serasa (empresa que centraliza o cadastro do setor bancário) para a inclusão, em sua lista de devedores, dos nomes de contribuintes que estão inseridos na dívida ativa do governo federal.

1º encontro

Os vereadores da base governista em Campina iriam se reunir ontem com o prefeito Romero Rodrigues (PSDB).

Mas a conversa foi adiada para a próxima terça-feira.

Um dos dois

Está entre João Dantas (PSD) e Alexandre do Sindicato (PHS) o novo líder do bloco governista na Câmara campinense.

Reformulação

O Tribunal Superior do Trabalho decidiu, há poucos dias, que a jornada de trabalho dos bancários que serve de cálculo para a definição do valor da hora extra é de 150 (para expedientes diários de seis horas) e 200 (para a carga horária de oito horas diárias).

O detalhe

A mudança do divisor, na prática, reduz o valor da hora extra e decorre da supressão do sábado no cálculo.

A definir

Na próxima semana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (PSB), vai se reunir com o governador Ricardo Coutinho (PSB) e acertar se ocupará ou não uma secretaria de Estado.

Da boca de…

“… Acho que o destino de Lula é frequentar escritório de advocacia criminal e banco dos réus. É um destino muito lamentável, triste para um ex-presidente…” (jurista Miguel Reale Júnior).

Arrumar para…

O vice-prefeito pessoense Manoel Júnior disse ontem que o PMDB paraibano passará este ano por um processo de reestruturação.

… Disputar

“E, com certeza, estaremos na chapa majoritária do próximo ano. Não tenha dúvidas. Temos nomes de alto potencial, como Roberto Paulino e José Maranhão”, garantiu.

Desconto

Na volta das férias, o Supremo Tribunal Federal deverá colocar em pauta – com repercussão geral – uma ação que diz respeito à possibilidade de os governos estaduais aumentarem as alíquotas previdenciárias (descontadas do funcionalismo).

O detalhe

O Brasil tem mais de 3 milhões de servidores estaduais efetivos.

´Daqui não saio´

“Eu apoio o governador Ricardo Coutinho. O governador pertence ao PSB, que é um partido que faz parte da base do governo”.

Recado do senador Raimundo Lira à cúpula estadual do PMDB.

Quem sabe

Lira alimenta a expectativa de liderar a bancada do PMDB no Senado a partir de fevereiro, caso Renan Calheiros não seja ´absorvido´.

O ´dote´ do apoio

O jornal Valor Econômico (SP) divulgou que o presidente Michel Temer deseja convencer o Partido Progressista a apoiar a reeleição do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Para tanto, os interlocutores presidenciais acenam com a entrega da liderança do governo na Câmara ao deputado Aguinaldo Ribeiro (PB).

Lula atravessa 2017 sem ser preso?...