Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

segunda-feira, 09/01/2017

Mais um nome para 2018

Por que parou?

Está ´estacionado´ na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, presidida pelo paraibano José Maranhão (PMDB), o projeto do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) que proíbe a candidatura de políticos que já tenham sido presidente duas vezes.

Situando

Aprovado o projeto, Fernando Henrique, Lula e Dilma não mais poderiam postular mandato eletivo, como ocorre nos Estados Unidos.

Posse

Amanhã, às 10h, a suplente Helena Holanda (PP) assume uma cadeira na Câmara Municipal de João Pessoa com a licença do vereador Durval Ferreira (PP), nomeado para a Secretaria de Ciência e Tecnologia da PMJP.

Foco

Helena obteve nas urnas 3.327 votos e tem como principal bandeira dedicar o seu mandato à defesa de projetos que visem a acessibilidade.

Quarteto

“Tenho agora a oportunidade de fazer mais pelas pessoas com deficiência, pelos idosos e pela cidade”, disse Helena, que será a quarta mulher a tomar posse na Casa na atual Legislatura.

O detalhe

A sessão de posse será presidida pela vereadora Raíssa Lacerda (PSD), e os trabalhos serão secretariados por Eliza Virgínia (PSDB).

Já a saudação em nome de todos os vereadores ficará por conta de Sandra Marrocos (PSB).

´Área limpa´

Os senadores Waldemir Moka (MS) e Simone Tebet (MS) desistiram de concorrer à liderança do PMDB no Senado.

Dessa forma, estão ampliadas as chances de vingar o nome do paraibano Raimundo Lira.

O detalhe

Lira vai reunir os jornalistas pessoenses, nesta terça-feira, para o que chamou de ´prestação de contas´ do mandato.

´Vai passar´

A escola de samba Imperatriz Leopoldinense (RJ) trará ao Carnaval de 2017 um samba-enredo com críticas ao agronegócio.

´Canja´

Um trecho do samba-enredo da ´Imperatriz´: “Sangra o coração do meu Brasil/ O belo monstro rouba as terras dos seus filhos/ Devora as matas e seca os rios/ Tanta riqueza que a cobiça destruiu”.

Apoio

O novo prefeito da cidade de Puxinanã (na Grande Campina), Felipe Coutinho (PRB), apoiará a reeleição do deputado Ricardo Barbosa (PSB), em 2018.

É hoje

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) empossa nesta segunda-feira os novos presidente e vice-presidente para o biênio 2017/2019.

Local

A Sessão Solene acontecerá às 15h30 no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado.

 

Quem são

O desembargador Eduardo Sergio de Almeida assumirá o cargo de presidente e o desembargador Wolney de Macedo Cordeiro assumirá a vice-presidência e a Corregedoria do TRT-PB.

Recado

“O nosso secretariado é secretário 24 horas. Para tanto, é preciso estar antenado para saber o que está acontecendo não apenas na sua Pasta, mas na cidade como um todo”.

Prefeito Luciano Cartaxo (PSD-JP) na primeira reunião com a nova equipe de governo.

Temor

Conforme o jornal O Estado de São Paulo, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) “está com medo de perder sua vaga” no Senado em 2018 para o ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

Indicação

O vice-prefeito campinense Enivaldo Ribeiro (PP) informou ontem à APARTE que até esta 3ª feira repassa ao prefeito Romero Rodrigues o nome que o partido vai avalizar para assumir a Secretaria de Viação e Obras da PMCG.

Denúncia…

Presidiários ligados à organização criminosa Família do Norte (FDN) pagavam R$ 200 mil para obter prisão domiciliar e deixar o encarceramento em presídios do Amazonas, aponta denúncia do Ministério Público Federal, veiculada no jornal O Globo.

… Grave

Há suspeita – ainda conforme a publicação – de corrupção de juízes e desembargadores.

Por isso, parte da investigação tramita em sigilo no Superior Tribunal de Justiça, porque magistrados contam com o privilégio de foro previsto em lei.

Rota…

Originalmente, seria uma grande festa de confraternização dos amigos do presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha, que ontem celebrou mais um aniversário.

… Alterada

Mas, a certa altura, o empresário Marcone Rocha, diretor da Federação e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas, resolveu soltar a voz.

Transbordou

Conforme as suas palavras, “todos nós estamos preocupados com o sistema político. Ninguém aguenta mais o político profissional, que faz sempre a mesma coisa”.

Agir

Em nome dos demais dirigentes da FIEP, Marcone disse que é chegado o momento de o empresariado tomar uma posição mais ativa.

“Ninguém aguenta mais a situação”, reiterou.

Duas…

E, prontamente, Rocha lançou o nome de ´Buega´ Gadelha para concorrer ao governo estadual em 2018, porque – salientou – os tempos atuais de dificuldades precisam de quem tem afinidade com a gestão e capacidade de liderança.

… Vagas

Igualmente, ele sugeriu que o empresário Roberto Cavalcante, dono do Sistema Correio, tenha espaço numa chapa majoritária para disputar uma cadeira no Senado.

Resposta temporal

Ao ser surpreendido com o precoce lançamento, o aniversariante disse rapidamente que “nunca pensei nisso. Está muito distante. Vamos aguardar. Vou pensar”.

Vai ter eleição este mês na Câmara campinense?...