Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quarta-feira, 11/01/2017

Apesar de tudo, feliz aniversário!

Acordão

Diante do desgaste na imagem partidária, o PMDB (maior bancada no Senado) está à procura de fazer um grande acordo político para não correr riscos na eleição da nova mesa diretora, que acontecerá no início de fevereiro.

De olho no vice

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), candidato à presidência, já articula que o seu 1º vice-presidente seja indicado pelo PSDB.

Made in PB

E um dos nomes cogitados é o do paraibano Cássio Cunha Lima, atual líder da bancada ´tucana´.

Perigo

O temor peemedebista tem origem na imagem negativa do atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o conjunto de delações dos executivos da Odebrecht, que deverá vir à tona a partir do próximo mês.

Cabeça a prêmio

Por sinal, o próprio Eunício poderá sair chamuscado dessas delações, como se especula nos corredores do Senado, uma vez que o seu nome foi mencionado pelo executivo Cláudio Melo Filho, quando das negociações para a consumação da ´confissão´.

O detalhe

O cearense teria recebido R$ 2,1 milhões para apoiar projetos de interesse da empreiteira.

Precedente

É aí que entram os interesses do Governo Temer. Quando o Supremo Tribunal Federal determinou – através de liminar do ministro Marco Aurélio de Melo – que Renan fosse afastado (decisão que acabou não sendo cumprida), na prática estava repassando a condução do Senado a um militante do PT (senador Jorge Viana, do Acre).

Regra três

Dessa maneira, o governo opera para que o futuro vice-presidente seja também da base aliada.

Concordância

“A nossa preferência é que a indicação seja do PSDB, porque é um partido aliado, que faz parte da base de apoio do governo. Facilita o funcionamento legislativo de forma geral. Nós preferimos assim, pelo menos com quem eu tenho falado do PMDB”, afirmou o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), em entrevista ao portal da Globo.

Disponível

“Vou estar à disposição da bancada. Naturalmente, ter meu nome lembrado para essa posição é um motivo de orgulho porque estarei lá para representar a Paraíba, se for essa a escolha”, comentou ontem, aqui no Estado, o senador Cássio.

Luz

Tudo indica que uma empresa vinculada à multinacional Shell assumirá nas próximas semanas o posto de abastecimento do Aeroporto João Suassuna.

Na tela

Às 18h30 de hoje, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB-CG) concede entrevista ao vivo à TV Itararé (canal 18.1, digital, e 19, analógico).

Endereço eletrônico: www.tvitarare.com.br

Ao vivo

Na noite de ontem, a entrevistada na TV Itararé foi a presidente do Poder Legislativo campinense, vereadora Ivonete Ludgério (PSD).

Contas a pagar

Ela revelou que recebeu da gestão anterior (ex-presidente Antonio Pimentel Filho, PSD) pendências relacionadas à folha de pagamento de dezembro, ao INSS e ao Ipsem (previdência municipal), que ultrapassam R$ 2 milhões.

Sem tinta

Ivonete avisou que não serão feitas contratações de servidores para o assessoramento de vereadores até o final do mês, como forma de ajudar na quitação do débito acima referido.

Pendente

Quanto à implantação do 13º salário para os parlamentares, a nova presidente da Câmara esclareceu que o assunto só será definido quando o Tribunal de Contas do Estado apreciar essa remuneração, que já está sendo paga pelo Legislativo pessoense.

Sem pressa

Sobre a eleição da mesa diretora para o 2º biênio, Ivonete afirmou que pediu ao prefeito, à bancada governista e ao presidenciável Marinaldo Cardoso (PRB) que o assunto só seja resolvido quando do início das atividades ordinárias, em fevereiro.

Inoportuno

“Acho que não é hora de a gente convocar extraordinariamente para discutir uma questão que nós temos tempo para discutir e resolver”, ponderou.

Todos…

Ivonete Ludgério afirmou que a nova mesa diretora tem o compromisso de equiparar a estrutura colocada à disposição de todos os vereadores.

… Iguais

“Essa decisões já foram tomadas. Estamos apenas colocando em prática. Hoje, a Câmara já é equânime”, enfatizou.

Fumaça…

Conforme APARTE sinalizou na edição de ontem, a engenheira Fernanda Ribeiro é a nova secretária de Viação e Obras de Campina Grande.

… Branca

Ela é engenheira civil e de segurança do trabalho, com atuação também na área ambiental.

É sobrinha do vice-prefeito Enivaldo Ribeiro (PP).

Conta-gotas

Como gosta de dizer o ex-presidente Lula, ´nunca antes´ demorou tanto para se compor um secretariado municipal.

Memória

Há pouco tempo, os familiares, amigos e uma parte da população campinense que não o conhece de perto, vivenciaram e, em alguma medida, compartilharam o sofrimento do professor da UFCG Érico Miranda, que perdeu súbita e dolorosamente o filho André Miranda.

Extremado

Nada mais incisivo, marcante e doloroso do que a inversão da cronologia e pais se despedindo de filho.

Somente os desígnios e o conforto de Deus para consolar e explicar desfecho dessa ordem.

Garimpo

Ontem, nas redes sociais, Érico registrou a data de aniversário do filho. Seguem alguns trechos de seus escritos, como uma espécie de eco a um sentimento belo, contagiante e atemporal, que deve nos fazer mais humanos e solidários.

Berço

“Meu amado filho, hoje rendemos graças ao Pai por nos ofertar a dádiva de recolher em nossos braços, há 24 anos, tua luz em forma graciosa de filho amado. E fostes, desde então, fonte inesgotável de contentamento, alegrias, companheirismo, carinho, amor…

Sem separação

“E continuas a ser: o sorriso que nos acompanha na renovação do ânimo para prosseguirmos nossa trajetória honrando o teu nome e o teu testemunho; o abraço apertado que nos conforta nos momentos de tropeços e enfrentamentos; o beijo de toda a afetividade que nos irmana através dos séculos em que nos fizemos parceiros na trajetória evolutiva.

Força invisível

“A ternura que nos agasalha em compreensão de nossas fragilidades; a mão amiga que nos ergue em estímulos de edificar e servir, para que não venhamos a perder a oportunidade divina do aprendizado desta existência.

Bússola

“(eis) O farol a nos guiar o bom roteiro para prosseguir em nossa busca do entendimento e da vivência do Evangelho do Cristo Jesus; o horizonte das promessas, onde antevemos nosso futuro, junto a ti, no reencontro de toda a nossa amorosidade…

Solidários

“E continuaremos, filho da alma e do coração, a caminharmos juntos em novos roteiros de iluminação de nossos espíritos… E sabemos viver sempre juntos, rompendo os limites estreitos do tempo e do espaço, através das vibrações sutis do AMOR indelével…!”

Reencontro

“Bênçãos sobre sua existência luminosa, nesta data em que comemoramos a tua chegada, sonhando com o dia em que chegaremos aos teus braços, para podermos, uma vez mais, nos tratarmos afetuosamente como pai e filho…! Um beijo de toda a minha saudade e emoção…!”

Nota inevitável

As lágrimas na reprodução do texto acima foram compulsivas e profundas, só amenizadas quando vieram à mente as sábias palavras do apóstolo Paulo: “Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim”.

Nem o senador Lira sabe com quem estará em 2018...