Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 10/01/2017

A ´ceia´ no serviço público

Tempos bicudos

Ao se despedir ontem da presidência do Tribunal Regional do Trabalho, o desembargador Ubiratan Delgado destacou que vivenciamos o “conservadorismo nacional contra direitos consagrados em tratados internacionais e, em especial, contra os direitos sociais dispostos na Constituição de 1988, embutindo, de roldão, ataques insanos à Justiça do Trabalho, que cumpre fielmente seu dever de zelar pela aplicação de tais direitos”.

Sob ameaça

O novo presidente do TRT-PB, desembargador Eduardo Sergio de Almeida, afirmou que “assumo em momento de grave crise econômica, social e moral da sociedade brasileira, quando os recursos públicos destinados à manutenção dos serviços judiciais escasseiam; quando profundos cortes orçamentários ameaçam a continuidade da rápida prestação jurisdicional em geral, mas, sobretudo, ameaçam a Justiça do Trabalho em particular”.

Orquestração

Segundo Eduardo Sérgio, “no momento há uma orquestrada campanha com o objetivo de desacreditar a Justiça do Trabalho, para, desse modo, diminuir a já escassa proteção aos trabalhadores, propiciada pela legislação trabalhista e pelo seguimento do Judiciário que a aplica”.

Cotados

Nos bastidores políticos de Campina Grande, dois nomes eram citados ontem para ocupar a Secretaria de Viação e Obras no Governo ´Romero II´, a partir de uma indicação do vice-prefeito Enivaldo Ribeiro (PP): Tadeu Couto e Fernanda Ribeiro, ambas diplomados em engenharia.

Mantido

Ontem, Romero Rodrigues confirmou a continuidade do empresário Luiz Alberto Leite à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Na Capital

O senador paraibano Lindbergh Farias (PT-RJ) vai participar de uma atividade partidária hoje, em João Pessoa.

Reapresentação

Às 21 horas de hoje na TV Itararé (canal 18.1, digital, e 19, analógico, como também na internet – www.tvitarare.com.br ) haverá a exibição da entrevista com o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, sobre a reforma previdenciária.

Mais cedo

No telejornal Itararé Noticias (18h30 de hoje), entrevista ao vivo com a presidente do Legislativo campinense, vereadora Ivonete Ludgério (PSD).

Boa nova

A noite de ontem foi de chuva na cidade de Monteiro, onde o Rio Paraíba começa o seu curso rumo ao açude de Boqueirão.

Bambas da…

A tradicional Escola de Samba Bambas do Ritmo, do bairro de José Pinheiro, está festejando os seus 50 anos de existência.

… Resistência

Diante do grau de dificuldades – e de adversidades – que enfrentam os seus membros, a data é marcante. São autênticos abnegados.

Da boca de…

“… Você (Romero Rodrigues) tem hoje o melhor vice-prefeito que um prefeito poderia ter…” (deputada Daniella Ribeiro, PP, na recente solenidade de posse em Campina Grande).

 

No plenário

Tudo indica que o deputado-presidente Adriano Galdino (PSB) deverá permanecer na Assembleia Legislativa ao término de seu mandato no comando da ALPB.

Sondagem

Agora, são crescentes as especulações de que o deputado ´Buba´ Germano (PSB) deverá ocupar a Secretaria de Articulação Municipal.

De volta

Atual ocupante dessa Secretaria de Articulação, o deputado Trócolli Júnior (Pros) deverá reassumir o mandato parlamentar e presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Estado.

Sumido

A Coluna registra aqui o transcurso, no final de semana, do aniversário do ex-deputado e ex-secretário de Estado Pedro Adelson Guedes.

Da boca de…

“… É hora de o Judiciário dar uma resposta à sociedade…” (ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, em recente reunião com os presidentes de Tribunais de Justiça da região Norte, sobre a escalada de violência nos presídios do País).

´Bondosa´

A empresa que cuida dos presídios do Amazonas distribuiu mais de R$ 2 milhões a duas dezenas de políticos de diferentes partidos.

É o caso de R$ 700 mil à direção nacional do PTN.

O que pesa

Em sua edição de ontem, o jornal Folha de São Paulo destacou que na pequena Montadas, “cidade de 5.000 habitantes no agreste da Paraíba, quem tem o sobrenome Souza pode se considerar um felizardo”.

Extensão do lar

Segue o texto: “Na gestão de Jonas de Souza (PSD), que acaba de tomar posse na prefeitura, sete dos nove secretários têm o mesmo sobrenome do prefeito. Todos parentes: a mulher, três irmãos, um tio e dois primos”.

Confiança

“É meu nome que está em jogo. Busquei pessoas capacitadas em quem eu realmente confio”, argumentou o prefeito.

Competência

Em entrevista à ´Campina FM´, o prefeito montadense afirmou que “nomeei sim minha família. Mas nomeei pessoas competentes, pois pra me atrapalhar, não quero ninguém”.

Dedução

Espremidas as palavras do prefeito, saltam duas constatações: os seus correligionários são incompetentes e/ou inconfiáveis.

Retrovisor

Esse episódio faz lembrar uma frase genuinamente debochada do ex-presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti (PP/PE) – aquela que foi apeado do cargo por cobrança rasteira de propina: “Essa história de nepotismo é coisa para fracassados e derrotados que não souberam criar os seus filhos”.

Romero vai ´operar´ na eleição da mesa diretora da Câmara campinense?...