...

Campina Grande - PB

Agricultores reduzem custos de produção agrícola com inovações na PB

26/11/2016

Com a assistência técnica continuada oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada, agricultores familiares paraibanos inovam  para agregar valores à sua produção agrícola e com isso obter ganhos nas suas atividades no campo.

No assentamento Alagamar, onde está sendo implantada a unidade do Projeto Ecoprodutivo, agricultores criam galinhas de capoeira aproveitando material reciclado, com resultados satisfatórios.

A iniciativa partiu de conversas com os técnicos da Emater durante visita à comunidade, quando foram orientados na fabricação de seus próprios equipamentos destinados a bebedouro de galinhas, substituindo os convencionais que são comercializados nas lojas de produtos agropecuários.

Com essas iniciativas, estão reduzindo custos, garantindo economia e consequentemente, mais lucratividade.

Outros exemplos – Em outras comunidades rurais, agricultores também usam da criatividade para manter a produção agrícola e a criação de pequenos animais, sempre realizando as atividades com a participação dos extensionistas.

No Projeto Ecoprodutivo de Pitombeira, no município de Várzeas, no Sertão, criadores de caprinos confeccionaram cocho para colocar a ração dos animais usando pneus velhos.

Também em Sumé um agricultor decidiu circular sua horta usando pneus e garrafas pet com bons resultados e ainda usa a experiência para demonstrações práticas com estudantes do município, e dessa forma cria uma consciência de preservação ambiental.

Experiências inovadoras e simples se espalham pelo estado, o que mostra a força criativa dos agricultores.

Quando se trata de irrigação são muitas as iniciativas, a exemplo do São José de Espinharas onde é utilizado o processo de uso de garrafas e pote de barro enterrado no cultivo de hortaliças, igualmente com bons resultados.

FONTE: Secom/PB

Veja também

Comentários