...

Campina Grande - PB

Academia da Saúde do Colinas em João Pessoa festeja um ano proporcionando bem estar

20/11/2016

Proporcionar um maior bem estar à população da capital é um dos principais objetivos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e através da Secretaria de Saúde (SMS) são realizadas diversas atividades de prevenção e promoção da saúde através da atividade física em diversos bairros e serviços da capital, como na Academia da Saúde do Colinas do Sul, que completou 1 ano de funcionamento recentemente.

Localizada na Rua Aposentada Clotilde Maria da Conceição, s/n, Gramame, a Academia da Saúde do Colinas do Sul tem proporcionado a população bem estar físico e mental através da prática de atividades como treinamento funcional, ritmos, combat, aeróbica, alongamento, pilates, reabilitação, relaxamento, atendimento nutricional, além do grupo de gestantes.

Para o coordenador da Academia da Saúde do Colinas do Sul, Arturo Moreira a academia da saúde beneficia cada vez mais a população.

“O exercício físico reduz o risco de morte prematura por doenças crônico-degenerativas, reduzindo ainda a depressão e a ansiedade, controla o peso corporal, reduz a hipertensão arterial e mantém a saúde e o bom funcionamento do sistema musculoesquelético melhorando a mobilidade e o bem estar psicológico”, comenta o educador físico.

A Academia da Saúde funciona de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17, com as atividades tendo inicio sempre às 8h e às 14h. As atividades são ministradas por profissionais de educação física, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas e qualquer pessoa pode participar dos serviços ofertados, bastando comparecer à Academia portando o cartão SUS e a liberação do médico caso tenha alguma lesão.

Atualmente o espaço recebe em média 450 usuários, moradores dos bairros Colinas do Sul e Gramame e Grotão. Uma dessas usuárias é Nathalia Rocha, 31 anos, que frequenta a Academia desde que foi inaugurada.

“Eu era muito sedentária e tinha problema com pressão alta, quando a academia começou a funcionar resolvi ir por ser diferente, mas não imaginava que fosse gostar tanto e que fosse mudar minha vida. Hoje me sinto bem mais disposta, minha pressão está controlada, minha vida mudou totalmente, hoje meu estilo de vida é outro”, comenta a dona de casa que participa das aulas de aeróbica, funcional e zumba.

academia-de-saude

foto: Secom/JP

Para Nathália, o apoio encontrado na academia para a mudança de vida foi fundamental.

“Os profissionais que nos acompanham são extremamente capacitados e preocupados com o nosso bem estar, realmente prestam assistência. Hoje sou assistida não apenas pelo educador físico, mas também pela nutricionista e isso é fundamental para a minha saúde”, conclui Nathália.

Outras Academias de Saúde

A Prefeitura Municipal de João Pessoa também mantém outras duas Academias da Saúde, uma no Ernani Sátiro e outra no Geisel. A estrutura conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

João Pessoa Vida Saudável

Além das Academias da Saúde, a PMJP incentiva a prática de atividades físicas e promove o bem estar através do projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS).

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as Secretarias de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e de Educação e Cultura (Sedec). As atividades acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, em 38 espaços nas principais praças e avenidas de João Pessoa.

A equipe do projeto é composta por 46 educadores físicos. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, o afetivo e o cognitivo.

FONTE: Da Redação com Secom/JP

Veja também

Comentários