...

Campina Grande - PB

200 vagas são oferecidas no Pronatec Aprendiz

17/10/2016 às 17:10

Fonte: Da Redação com Secom/PB

O Governo do Estado está finalizando um edital para abertura de 200 vagas de qualificação profissional, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Aprendiz.

As vagas são para os cursos de assistente administrativo e operador de computador, em João Pessoa e Campina Grande.

A data de inscrição deve ser divulgada nos próximos dias, já que as aulas dos cursos começam ainda neste ano.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, recebeu o representante do Ministério do Trabalho, Higino de Brito Vieira, na sede da SEE em João Pessoa, na sexta-feira (14), para apresentar o programa e acertar detalhes da parceria referente ao Pronatec Aprendiz.

“Esse é um passo importante para os nossos jovens, que tentam conseguir o primeiro emprego ou se manter nas empresas onde já trabalham, mas não têm a qualificação adequada para a função, ou precisam se reciclar”, disse o secretário.

As aulas do Pronatec Aprendiz na Paraíba são fruto de parceria entre o Ministério do Trabalho, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e a Universidade Federal da Paraíba.

“Trata-se de uma estratégia para reforçar, ainda mais, o ensino profissional na região”, disse o diretor do Departamento de Políticas do Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho, Higino de Brito Vieira.

 “O Ministério do Trabalho está muito atento à aprendizagem profissional. Temos levantamentos importantes que podem auxiliar os jovens no ingresso ao mercado de trabalho. Nos 10 anos de regulamentação da aprendizagem profissional no Brasil, por exemplo, 55% da ocupação registrada foi de auxiliar administrativo”, revelou o diretor, comprovando a necessidade de focar nessa área.

Das 100 vagas ofertadas para João Pessoa, 50 serão para assistente administrativo e 50 para operador de computador. Em Campina Grande, será da mesma forma.

As aulas serão ministradas em unidades de ensino pertencentes à Rede Estadual, que serão divulgadas com a publicação do edital.

Além das 200 vagas disponíveis para a Rede Estadual de Ensino, outras 25 serão ofertadas na Universidade Federal da Paraíba, para operador de computador.

Veja também

Comentários